Desde quando comprar carro é bom negócio?

Sexta-feira, voltando do cinema (assisti ‘Star Trek’, comentarei em breve), fiquei analisando as desvantagens de ter um automóvel. E ontem me deparei com este post do Descolando que faz as contas do gasto que você tem durante um ano com um carro modelo básico. Perfeito para mostrar para as pessoas que ainda acreditam que é bom negócio comprar carro novo, e/ou trocar de carro todos os anos. Não, não é nem nunca foi, a não ser claro que você seja um revendedor de carros novos ou usados. Se você é um simples consumidor, prepare-se para gastar muito dinheiro com essa brincadeira.

A importância do carro para o ser humano é enorme, algo valorizado ao extremo, já que o modelo que temos na garagem representa na maioria das vezes nossa personalidade. Quando entramos nele é como se virássemos ‘Autobots’, aqueles seres do filme ‘Transformers’. O cara em uma camionete fica forte e poderoso, quem dirije em um esportivo fica ágil e veloz, e um carro pequeno e charmoso é a cara de qualquer garota. Duvida? Então pense que quando acontece um acidente no trânsito a frase mais ouvida é “ele bateu em mim”, e não “ele bateu no meu carro”. Sem contar que o objetivo do ser humano ainda é a reprodução, e se um cara levar uma garota a um restaurante de ônibus provavelmente ele não vai conseguir fazer sexo com ela mais tarde (fato).

Ninguém para para pensar que carro é em princípio um meio de transporte idiota. É preciso quase uma tonelada para levar no máximo trezentos quilos (contando umas quatro pessoas dentro de um carro), quando na maioria das vezes leva apenas uns 70, 80, pois é nítido que nos carros nas ruas geralmente só há uma pessoa dentro. Ninguém pensa também que o motor a combustão é obsoleto desde a Segunda Guerra Mundial, e ainda assim o cartel do petróleo continua dominando geral tem mais de um século.

Não sou mãe Dinah, e nem reflito em cima dos dados estatísticos que especialistas vivem jogando na imprensa, mas nem é preciso. Qualquer um com um mínimo de bom senso percebe que alguma mudança radical precisa ser feita com alguma urgência em relação ao transporte, público ou privado, ou em breve (muito em breve mesmo) ninguém mais vai conseguir sair de casa vestido em seu automóvel. O tempo gasto para ir para qualquer lugar está ficando maior, seja para conseguir sair de casa, seja no caminho ou seja, principalmente, para conseguir estacionar. Pessoas perdem meia hora apenas para conseguir uma vaga em um shopping.

Duvido que a internet seja a solução para esse tipo de problema, mas não preciso mais usar meu carro para ir ao banco, fazer compras ou assistir a filmes. E para comprovar a tese de que o ser humano é como a barata, que se adapta ao problemas (mas nunca os resolve, efetivamente), estamos aqui mais uma vez nos adaptando. Ficar em casa vai ser a solução para muita gente que não tem paciência com o trânsito, eu inclusive.
Compre!

Notebook Core 2 Duo 2.0GHz 4GB 320GB Webcam 1.3MP 14" - SIM
Notebook Core 2 Duo 2.0GHz 4GB 320GB Webcam 1.3MP 14" – SIM
 R$ 1.699,00 
Veja mais
Netbook 1190BR Atom N270 1GB 80GB 10" XP - HP
Netbook 1190BR Atom N270 1GB 80GB 10" XP – HP
 R$ 1.699,00 
Veja mais
Notebook R480-3000B Intel  Dual Core 3GB 160GB Windows 7 Basic - LG
Notebook R480-3000B Intel Dual Core 3GB 160GB Windows 7 Basic – LG
 R$ 1.899,00 
Veja mais

Que tal explorar as postagens abaixo?

  1. Quando um nerd conhece uma garota…
  2. O carro que estaciona sozinho
  3. Ladrão rouba carro e encontra criança dormindo
  4. Juro que vou juntar grana e comprar um desses
  5. Quando o cara é foda, ele é foda

55 Comentários

  1. gvt Izneique
    Em 10/05/2009 às 16:09 | Link

    só ando de pedal…

  2. gvt pc
    Em 10/05/2009 às 16:41 | Link

    A passagem de onibus em BH esté em torno de R$2,50. Eu teria que “pegar” 8 ônibus por dia(Trabalho, Filha na escola). Lamento dizer mas o carro continuará sendo um mal necessário.

  3. gvt Mr. Obvious
    Em 10/05/2009 às 16:47 | Link

    Se houvesse alguma alternativa decente, eu adoraria não ter um carro.

  4. gvt Daniel
    Em 10/05/2009 às 18:38 | Link

    Moto, é a solução perfeita para São Paulo, tenho um carro também mas até agora, desde o início do ano, andei apenas 3x, é ridículo andar de carro.

  5. Em 10/05/2009 às 20:06 | Link

    Tudo isso que tu falou é válido… pra são paulo… meia-hora p conseguir vaga p estacionar em shopping? affffe, q coisa escrotaaaaaa

  6. Em 10/05/2009 às 20:22 | Link

    Klein, não sei onde vc mora, mas aqui em Guararema, com 20 mil habitantes, está foda encontrar vaga nas ruas.

  7. gvt leandro koiti
    Em 10/05/2009 às 20:30 | Link

    nunca vi ninguem falar que carro eh investimento, mas c tem alguem q acredita nisso soh lamento, e nao eh preciso calculos e pesquisas pra comprovar…

    ou um produto q soh pq vc comprou desvaloriza uma porrada e tem quase 0% de chance de valorizar em 50 anos pode ser um bom negocio?

  8. gvt fabian
    Em 10/05/2009 às 22:31 | Link

    Uma alternativa que funciona é o Car-Sharing (www.greenwheels.de). Eu ja uso ha uns 6 anos. O principio é simples, existem varias estacoes espalhadas pela cidade e varios carros em cada estacao. Se precisa de carro, se aluga o carro pelas horas necessarias. Tirando isso uso o transporte publico.
    Abraco

  9. Em 11/05/2009 às 00:15 | Link

    Leandro, tem muita gente que acredita que comprar carro novo é um bom negócio. Tem sim.

  10. gvt Alexandre
    Em 11/05/2009 às 05:06 | Link

    Muito bacana o post. Você tem toda razão. Hoje andando pela rua vi uma delas toda reasfaltada e pintada, e ao mesmo tempo um mendigo na rua. Damos valor demais aos carros, proporcionamos toda a estrutura para que ele possa circular, e quando há necessidade de investimento em coisas mais importantes, dizem que não há verba… Porque não, fazer mais ciclovias?

  11. gvt Bruno
    Em 11/05/2009 às 06:17 | Link

    Caros,

    Recomendo o filme (documentário) “Quem Matou o Carro Elétrico ?” (”Who Killed the Electric Car ?”) de Chris Paine.

    Trata-se de um desses filmes esquecido no catálogo da locadora, mas que vale a pena. É para quem adora carro. E para quem odeia também.

    Vai revirar seu estômago sobre o que a indústria petrolífera é capaz de fazer.

  12. gvt Wagner André
    Em 11/05/2009 às 06:26 | Link

    Moro em SP, tenho um carro e aqui o transito é realmente caótico. Mas pensar que o carro é um meio de transporte idiota, ai eu não concordo nem um pouco e posso dizer até que é uma citação bem exagerada.
    Alem de ir de carro ao trabalho, eu tenho que ir em clientes para desenvolver meus projetos.
    Agora imagina eu indo visitar estes clientes de onibus, e fora que uma grande parte destes clientes se localizam em cidades do interior de SP, Minas Gerais e Rio de Janeiro, seria 1 cliente a cada dia, e minha demanda de trabalho não me permite isso.
    Tambem tem a segurança, já que todo conteúdo do meu trabalho esta no meu notebook, e pegar onibus com uma mala grande (meu note é de 17″) e possui dados confidenciais nele.
    De final de semana eu sempre utilizo o metro, que para mim é o melhor meio de transporte publico aqui, mas ainda estamos limitados a sua área de atuação.

    Enfim, tem um monte de prós e contras para quem nao tem carro e quem tem, mas ai depende da necessidade de cada um. Eu necessito e sempre irei usar, ainda mais porque gosto muito de viajar de última hora e ir para aonde der na telha…ja de onibus nao tem como fazer isso (não sem um planejamento).

  13. gvt User
    Em 11/05/2009 às 06:43 | Link

    Isso para seu perfil. Solteiro, deve morar com mãe/pai.
    quero ver se vc tem filho(os) e precisa sempre ficar esperto para leva-los a algum lugar (médico ou hospital) por exemplo.
    Carro n serve apenas para ir trabalhar e sair com gatinhas

  14. gvt Carnaqui
    Em 11/05/2009 às 06:58 | Link

    Nao acho que a minha hylux foi dinheiro jogado fora…

  15. gvt Leco
    Em 11/05/2009 às 07:38 | Link

    Dae galera! como foi citado ai, em BH o carro ainda é necessidade, por falta de transporte coletivo descente, principalmente qdo falamos de metrô. Eu mesmo por uma questao de consciencia deixo o meu na garagem e vou pro trampo todos os dias de metrô/onibus. Mas preciso de 1hr e 10 minutos, ao invés dos 25 que usária de carro.
    Isso que faz a balança pender um pouco, mas realmente acho insano uma maquina de 1ton me carregar sozinho no carro!

  16. gvt jeandro
    Em 11/05/2009 às 10:30 | Link

    Eu tb reluto para andar de carro, embora tenha ele como um filho hehe… podia vir trabalhar de carro, o custo seria o mesmo, mas acho melhor e menos estressante vir de bus… mas nas horas de laser somente o carro, pois o transporte tb é ruim dentro da minha cidade, posso levar 1 h para chegar em poonto q levaria 5min de carro

  17. Em 11/05/2009 às 10:30 | Link

    da na mesma carro ou o transporte publico atual.

    aqui em brasilia a passagem de onibus custa 3,00 reais, ou seja, por dia teria que desembolas 12 reais pra trabalhar e estudar, isso sem contar se tivesse que pegar onibus pra pagar alguma conta ou comprar alguma coisa, ai acrescenta mais 6,00, o que da 18 reais.

    prefiro ficar com o meu carro….pagar 12 reais por dia pra andar num onibus que nao tem nem cinto de seguranca, num motorista provavelmente virado de plantao e algumas vezes fora de seu estado normal.

    dermelivre!!!

  18. gvt Lucas
    Em 11/05/2009 às 11:13 | Link

    Carro é conforto e não necessidade!

    Realmente ter um carro custa caro, mas…
    Vai viaja de ônibus com a família. Pega um ônibus fedido e anda 10km com 20kg de bagagem nas costas e mais o teu filho de 7anos no braço pq o coitadinho se cansa numa caminhada dessas. Ou então quando tua vó ta com um problema enfia ela num ônibus e leva pro hospital. Vai trabalha pegando chuva. Vai com uma sombrinha até o ponto e entra no ônibus com o maravilhoso cheiro de cachorro molhado.

    Sem fala que a passagem ta quase o mesmo preço da gasolina, mas, porém, contudo com um carro popular vc faz 10Km, 15Km por litro. vc pode achar que não é muita coisa mas faz diferença no bolso pra quem precisa de apenas 20Km pra leva os filhos na escola e ir trabalhar.

    Conta:
    Passagem: R$2,20

    Vc + filho + filha + mulher = R$8,80
    Como vc não mora aonde trabalha e nem seus filhos na escola então vc tem q volta pra casa:

    2*8,80 = R$17,60

    Gasolina: R$2,50 l
    O carro faz 10km por litro precisa andar 40Km.
    1L = 10Km
    Então:
    4L = 40Km

    4*2,50 = R$10,00

    Os R$7,60 de vantagem que vc teve vai ser pago em IPVA e manutenção. Mas pelo menos vc não vai se molhar na chuva, não precisa agüentar os cheiro de cachorro molhado, sem falar nas doenças né, pq parece q tem gente q não toma banho, e dexa a janela do ônibus fechada. No carro vc tem um banco confortável pra senta, vc sabe exatamente aonde vc largou sua filha/filho (seja na porta da escola ou na porta da balada). O trânsito anda igual tanto pro carro quanto pro ônibus apesar de que dirigir em cidade grande é nada relaxante.

    Carro vc tem por conforto e não exatamente necessidade, quem pode ter conforto, TEM, quem não pode, não tem…
    E todo mundo sabe que o Brasil não é o país do conforto pra quem não é político ou parente de um. Vc poderia usar um PC, mas um MAC é mais confortável. E não vem dizer que teu computador não gasta nada pq gasta sim, gasta INTERNET (o pior) e ENERGIA ELÉTRICA.
    Celular também não é uma necessidade, e sim um conforto (que realmente é caro pra caralho).
    Depois das necessidades básicas a gente paga por conforto. E todo mundo gosta de uma vida confortável, mas dependendo da pessoa o conforto sai mais caro e/ou vantajoso. Cada caso é um caso, um solteiro apesar de ter mais chances de conseguir estes confortos é uma pessoa que não precisa muito disso em nossa ideologia, mas um pai de família, por exemplo, quando tem um carro conta também com o conforto emocional de saber que seu filho(a) entrou seguro na escola.

  19. gvt flash
    Em 11/05/2009 às 11:48 | Link

    Ter ou não ter carro não é o problema, é o bom senso. Tenho carro, mas por opção própria vou trabalhar de bike e não é perto. Em um dia sem transito levo 30 minutos de carro para chegar ao trabalho e 50 min de bike, com transito são 1,5 hora ou 2 e de bike continuam 50 min. Como o Lucas disse claro que tem os pros ter o carro, segurança, certo conforto, mas para muitos que só “vestem” o carro sozinhos para ir e para voltar, da para achar uma opção.

    Não tem nada melhor do que deixar o transito para tras.

  20. gvt Carlos Alberto
    Em 11/05/2009 às 12:06 | Link

    Bem…. como ganhei meu primeiro carro do meu pai quando fiz 20 anos e tenho 51 anos, já ando de carro há 31 anos tranquilamente.
    E sempre trocando de modelo e de ano.
    Posso dizer para vocês duas coisas:
    1 ) Dinheiro chama dinheiro
    2 ) Só pobre faz conta de gasolina e sei lá mais o que. Quem não tem condições de ter carro deve ficar em casa, ou anda de táxi !

  21. Em 11/05/2009 às 12:38 | Link

    Isso vindo de você castra que mora em Guararalha, cidadezinha dos cafundós do judas, imagina eu de sumpa, megazóide em tudo… por isso sou adepto da bike, pena que a sociedade ainda é a do automóvel, então não existem ciclovias, ciclofaixas ou espaço para pedestres, só carro… carro… carro… mas é a questão de que um dia muda, senão por bem, por mal, porque não tem esse é um caminho com uma única saída, é mais transporte público para as massas e mais espaço para as bikes no transporte individual, além de mudanças nas distâncias das cidades, fim dos bairros, cidades dormitórios, maior distribuição dos centros culturais, comerciais, etc… efim, tem de mudar todo o contexto e o carro é só um dos pontos.

  22. gvt Bionicao
    Em 11/05/2009 às 13:44 | Link

    Desenho do Pateta no trânsito, da década de 50 eu acho. Mais atual impossível! Abs
    http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

  23. gvt Smymer
    Em 11/05/2009 às 14:47 | Link

    Olá pessoal, vendo ai em cima coisas caoticas e insensatas as vezes como nosso amigo Carlos Alberto disse de pobre não ter carro(meu se pobre quer ter carro problema é dele e não teu se ele vai ter dinheiro pra gasolina problema novamente é dele e não teu, então como tu é minoria segundo os pobres tu que se foda), realmente o transito em grandes cidades como Sum Paulo é realmente caótico ja passei umas semanas por ai e o digo não fiquei nem um pouco empolgado tambem de andar de Onibus ou Metro, foram o inferno em ambos os casos, tanto no transporte publico como no carro. mudando de realidade para outras capitais por exemplo Brasilia, onde tudo mas tudo é longe onde se vc erra uma entrada tem que dar uma vota de mais de 10 km pra voltar na entrada correta pq akela merda em algumas partes é mal planejada.
    Cada cidade tem seu calcanhar de Aquiles Brad Pitt que o diga, eu por exemplo moro em Cuiabá terra do Pacú Pirarucú Tambacú o povinho que gosta de peixe viu, uma cidade que por incrivel que pareça, uns 40% dela é gente que vem de fora, principalmente do Sul diga-se de passagem, aki vou te falar as ruas não são bem organizadas como em muitas cidades e por mais que alguem reclame de ficar preso no max estorando 15 min num engarrafentozinho de merda, é uma ótima cidade para se dirigir, e eu digo, aqui ja andei muito de buzao e de taxi, não tem coisa melhor do que o bom e velho SEU PROPRIO CARRO, vc vai aonde quer quando quer como nosso amigo diz foda-se a gasolina e o alcool que aqui é um dos mais caros do pais,então meu amigo prefiro mil vezes ter meu carro e ir pro meu selvi~ço em 15 minutos num percurso de 7km até o centro o que é uma das vantagens de se morar em cuiabá acredite tudo é perto, do que ficar 1 h de buzao pra fazer o mesmo percurso.

  24. Em 11/05/2009 às 15:10 | Link

    mais da metade e tudo baba-ovo. Tem coisas q vc faz pq naum tem outra alternativa. deixa de ser revoltadinho.

  25. Em 11/05/2009 às 15:10 | Link

    moderação? tsc-tsc

  26. gvt Carlos Alberto
    Em 11/05/2009 às 15:31 | Link

    Aliás, Cuiabá é um calor do caralho mas é uma cidade linda com povo lindo.
    Parece que vc está no RIo Grande do Sul, todo mundo branquinho transparente.
    Aí perguntei porque num domingo quente que nem o que estive lá, por que o pessoal não está na piscina.. que se fosse como o RJ, onde moro, todo mundo ia estar preto.
    A menina, uma deusa linda, me disse que preto de sol lá é só peão de obra.. o legal é ser branquinha linda.
    E ela era linda mesmo com filhtro 50 e tudo…
    Vou acabar casando com esta moça

  27. gvt Apolônio
    Em 11/05/2009 às 15:35 | Link

    Lucas falou tudo. Você com o carro ganha em conforto. Meu trabalho começa por volta das 9:30 da manhã e moro cerca de 10 minutos de carro do meu serviço. Se tiver de sair de casa e pegar um ônibus, terei de acordar as 8, tomar café até as 8:30, me arrumar para o serviço em mais 20 minutos, esperar na parada entre em média mais 20 minutos pelo ônibus e mais uns 20 minutos de trajeto. Depois caminharei 5 minutos até o meu serviço. Chegarei 9:35, atrasado e cansado.
    De carro, acordo 8:30 (durmo mais), termino de tomar café 9, me arrumo nos mesmos 20 minutos e ando mais 10 minutos de carro até a porta do meu serviço. Chego descansado, sempre na hora certa, sem ter de esperar, sem arriscar um assalto dentro do ônibus, sem precisar caminhar na rua por 5 minutos me expondo e poupo tempo do meu dia. Na volta, mesma coisa… Se viesse de ônibus perderia no mínimo 30~40 minutos entre caminhar até a parada, esperar o ônibus, mais o trajeto e ainda provavelmente ficaria de pé toda a viagem. Nem tudo na vida é economizar, você precisa abrir mão do dinheiro pela qualidade de vida.
    Tem duas redes de mercados que possuem estabelecimentos bem próximos de minha casa. Em um o preço é relativamente menor e se fizesse minhas compras lá economizaria uns cerca de R$20~30 por mês, porém nesse mercado mais barato as filas são enormes, o atendimento é ruim, as verduras são murchas, a carne frequentemente é vendida embalada com a gordura escondida e mais um monte de problemas. No outro mercado pago 5 reais a mais por compra (cerca de 4 idas ao mercado por mês) mas não passo mais de 30 minutos dentro do mercado e no caixa não levo 2 minutos para sair com as compras já embaladinhas. Será que eu quero economizar R$20~30 por mês e passar 1:30 no mercado sendo mal atendido?
    E o Carlos Alberto? Po… O que dizer de um “garotão” de 51 anos que se gaba de ter ganho o carro do papai aos 20 e que usa frases feitas para falar de dinheiro? Deve ser aprendiz do George Soros e totalmente fodão.

  28. gvt Cesar
    Em 11/05/2009 às 17:10 | Link

    Desculpe aos que defendem o abandono do carro, mas…
    Sou médico e realmente é impossível ficar sem o carro. Mas mais do que isso, Adoro carro!

    Adoro pegar o meu carro sozinho ou com minha esposa, tendo um motor grande a gasolina que queima petroleo, com potencia desproporcional ao que eu precisaria, mas diretamente proporcional ao prazer que proporciona.

    Mas andar de carro pra mim não é ir do ponto A ao B. O carro é uma das poucas máquinas construidas pelo homem que te proporciona uma sensação única. Como voce disse, Castrezana, o carro reflete a personalidade do dono. E acho ótimo isso!
    O motor a combustão está defasado desde a segunda guerra, sim.. e daí? Não tem nada que substituiu com tanta eficácia ainda…
    Motor elétrico? Bullshit… O impacto ambiental perde pro pétroleo. Hidrogênio??? Pior ainda. As pessoas pensam: esse carros não liberam carbono, não poluem! Mas esquecem que pra produzir hidrogênio gasta-se 10 vezes mais energia do que ele armazena e que as baterias contém metal pesado que são bem mais nocivos que o dióxido de carbono.
    Quanto aos elétricos puros, esquecem também do impacto ambiental pra produzir energia elétrica e que na maioria do mundo, a energia elétrica é produzida em termoelétricas que produzem..adivinha…Dióxido de Carbono! Ou em nucleares que geram lixo radioativo que ninguém sabe o que fazer e poluem as água pelo retorno em alta temperatura da mesma.

    Ou seja, ainda não tem nada que substitua o bom e velho motor a combustão. E duvido que vá surgir algo que de tanto prazer aos ouvidos e ao corpo quanto acelerar um bom V-oitão na estrada!

    Abraços

    César

  29. Em 11/05/2009 às 18:01 | Link

    Não consegui detectar se a mensagem acima é real ou não. Mas não importa, serve como exemplo. Basear-se no prazer é exatamente o que está fodendo com tudo. Quero ver você, doutor, numa estrada em direção a Campos do Jordão tentando acelerar seu V-oitão mas não conseguindo pois a quantidade absurda de carros te segura nos 30km/h o tempo todo.

    Realmente tem gosto para tudo.

  30. Em 11/05/2009 às 18:16 | Link

    Aqui eu to me acostumando, mas é foda, para ir para facul levo 1h de onibus/a pé e de carro 15min. Tempo é dinheiro também.

    Mas mesmo assim vou de onibus, ouvindo mp3 e fazendo exercicio por andar (bastante). =]

    O problema são os atrasos e marcarem alguma reuniao na faculdade em um horario extramamente fora dos horarios dos onibus e por isso ter que ficar esperando 1h ou mais pela reuniao.

  31. Em 11/05/2009 às 18:17 | Link

    E “O carro faz 10km por litro precisa andar 40Km. 1L = 10Km”

    1L = 10Km numa cidade movimentada, só no seu mundo.

    Foi mal pelo comentario duplo.

  32. gvt Cesar
    Em 11/05/2009 às 18:30 | Link

    É real, Castrezana.
    E porque andar em direção a Campos do Jordão se tem tantos outros lugares pra ir?

    Não faz sentido eu usar o v-oitão que falei no dia a dia. Mas não tem nada igual nos momentos de prazer. Tem gente que gosta de pegar uma moto (grande, lógico) e sair pra estrada. Eu como não gosto de moto (não acho seguro, já atendi muito acidente e não é nada bonito), acho que não tem nada melhor do que um carro. E acelerar, que eu digo, não tem nada a ver com o que se ve de muitos boyzinhos fazendo colocando em risco a vida de terceiros. Acelerar pra mim é ir numa estrada, sem pressa de chegar, sentindo as curvas de uma serra, etc…

    Aponte-me uma solução melhor do que o motor a combustão. De verdade. Viável, acessível e menos poluente.
    A solução melhorzinha que achei são os motores híbridos, que conseguem reaproveitar parte da energia jogada fora, através do KERS.

    Noticia de ultima hora: o governo Obama cancelou a verba para desenvolver carros a hidrogenio e transferiu pra projetos de carro híbrido. justamente pelo fato do hídrogênio não ser viável em menos de 20 anos.

    Abraços

  33. Em 11/05/2009 às 18:42 | Link

    Excelente post.
    Assinando embaixo e retuitando.

    Quanto aos comments, nem li. Todos os argumentos pró-carro típico de adolescentes fãs de Velozes e Furiosos já foram devidamente desmontados no post.

    []’s

  34. gvt diego
    Em 11/05/2009 às 19:40 | Link

    carro é um preju mesmo, transito é uma merda, vagas, etc… mas eu não me vejo sem carro. nao digo que é por necessidade, é porque eu gosto mesmo. sou desses que cuida do carro como se fosse um filho.
    mas moro em brasília. aqui é necessário mesmo. o sistema de transporte público é uma merda. se eu morasse em SP ou RJ, com certeza utilizaria muito o transporte público. mas em brasília… é melhor fingir que não existe.

  35. gvt Nacho
    Em 11/05/2009 às 20:22 | Link

    Ao inves de discutir as benefies ou prejuizos que os carros trazem, deveri-se sim pressionar a prefeitura de SP a investir em metros e trem, limpos e seguros. Morei alguns anos em SP e atualmente moro em Tokyo, depois de aturar o transito paulista sou obrigado a dizer que nao sinto a menor falta mesmo de dirigir. O sistema aqui te leva pra cidade inteira e nao custa os olhos da cara. Metro e trem sao o futuro, carro ja era, so em ultimo caso.

  36. gvt Igor
    Em 11/05/2009 às 20:42 | Link

    Cara

    Da uma olhada no feed do site, faz um século que não recebo nenhuma atualizaçao.

    Abs

  37. gvt Sidnei
    Em 12/05/2009 às 04:57 | Link

    Excelente matéria. Bem realistica e direcionada. Parabéns!

  38. gvt @ceballos
    Em 12/05/2009 às 05:21 | Link

    Será que existe corrida de engarrafamento? ou seja, vc larga contra seu oponente do ponto A ao ponto B, tendo um grande engarrafamento no caminho, podendo usar caminhos alternativos, saber indentificar qual é a faixa mais rápida, evitar roda pressa, etc… É isso aí, proposta para esportes urbanos, se é para conviver com engarrafamentos, vamos torna-los divertídos!! F1 é para os fracos, o lance é a “Gargalo GP”!! Flw!!

  39. Em 12/05/2009 às 05:31 | Link

    Carro é um mal necessário.
    O problema é que você tenta adaptar uma utopia à realidade brasileira. Este pensamento é perfeito para cidades de primeiro mundo, como Tóquio no Japão, aonde existe outras alternativas paralelas aos carros.
    Também não quero ser um heremita recluso em minha casa à frente do computador.

  40. gvt Andre
    Em 12/05/2009 às 05:44 | Link

    esaa é uma visçao de um paulista, pq eu, morando no interior entre duas cidades como Franca e Ribeirão Preto é indispensavel ter um carro, apesar de pagar pedagio pra tudo, e ter umas das melhores rodovias do Brasil. solução pra centros grandes como a capital seria uma bela rede de metro, taxis baratos, e onibus adequados, alem da população se adaptar com veiculor menores como um Tata nano ou um Smart, ou moto. ninguem merece sampa com tanta SUV carregando uma madame só! hehehehhe…
    beijoatodos

  41. gvt jeandro
    Em 12/05/2009 às 06:28 | Link

    Ah concordo com o médico, o carro muitas vezes esta pra nós como pra alguns está o MAC ou a propria internet.. eu trocaria todas essas merdas pra me dedicar a um Mustang 67… é uma questao de gosto, tem cara q gosta de homem, e prá nós eteros é preferivel pegar 3 horas e engarrafamento do q um pinto no fiofó… eu rodei 1070km no feriadão, e nao peguei 1segundo de engarrafamento, viajar e dirigir é uma delicia… com um carro forte então…

  42. gvt Carlos Alberto
    Em 12/05/2009 às 10:30 | Link

    Pôrra Apolonio, eu sou mesmo fodão.
    Obrigado, viu ?
    Carro é tudo. Só ando preocupado porque hoje descobriram uns milicianos que estão usando bala com ponta de teflon que fura carroceria blindada.
    Será que fura a carroceria do meu RR blindado ?
    Putz… Ô cidade violenta esta pôrra de Rio de Janeiro, PQP !

  43. gvt Obvius
    Em 12/05/2009 às 11:22 | Link

    Pô, eu tenho carrão e fiz a experiência de ir de trem pro trampo.
    Tava até legal, muito mais rápido (em Sampa) e confortável. Tem até AC no trem. Até o dia que a desgraça lotou, encostou um monte de gente fedida, tive que mandar lavar meu terno e se ainda não bastasse uma velha banguela se agarrou em mim pq não alcançava a alça.

    Fora isso, todo mundo me olhava como ET.. hehehe

  44. gvt Cláudio
    Em 12/05/2009 às 11:48 | Link

    Quero começar uma petição pra tirar o Collor e o Sarney do Congresso. Quem me ajuda?

  45. gvt Eduardo
    Em 12/05/2009 às 12:47 | Link

    Aqui no Rio de Janeiro há uns 15 anos levava de 30 a35 min para percorrer 35 km, distancia entre minha casa para o trabalho, e hoje percorrendo vias expressas ou rotas alternativas, não levo menos de 1h e 35 min (Em bons dias). Achar vaga no sistema vaga certa no centro da cidade impossível depois às 8h, então vc para em estacionamentos particulares que o preço pela hora começa de R$10,00 a R$ 15,00. Penso que isso já é sinal que em algum momento, independente de estar dentro de uma Hilux ou dentro de um corsa, o transito aqui vai parar logo logo. Para vcs que nas cidades foi implantado o rodízio, pergunto se funcionou????.
    Quanto a cobrar investimento é complicado, aqui no Rio o transporte público é uma concessão do estado para empresários, onde em acordo deveriam investir 40% do lucro em melhorias desse sistema, mas se vc já visitou o Rio e teve o desprazer de andar de ônibus, terá com certeza constatado que não existe investimento no setor. A frota é sucateada, não seguem as leis que atendem os portadores de necessidades especiais e muito menos prestam contas ao governo, ou muito menos a população. Quando pressionados acabam conseguindo recursos do próprio estado. Ou seja, o lucro é abusivo e quem paga a conta é a população.

  46. gvt Rafael Ribeiro
    Em 12/05/2009 às 13:17 | Link

    Parabens pelo texto, é a mais pura verdade!!!

  47. gvt Apolônio
    Em 12/05/2009 às 13:51 | Link

    Carlos, o bom da Internet é que você pode ser tudo não é mesmo? Hoje você é ricão de blindado e amanhá é astronauta e isso é maravilhoso. Acaba com a frustração de quem não tem porra nenhuma e vive de limite de banco, mas no fim do dia pode postar na Internet que tem um carrão na garagem. Agora se pegarmos os dados de acesso, aqueles que são coletados da máquina, como versão do navegador, sistema operacional, resolução e etc, é bem provável encontrarmos algo como IE6+Win98+640×480x16bits. É isso que eu acho maravilhoso na Internet. Tenho um amigo igualzinho a você que minha esposa não gostava. Um dia eu disse para ela que ela precisava entender ele, pois “ele é feio, é pobre, é burro e mesmo com toda a simpatia do mundo ele não pega nem resfriado, deixa ele mentir que no dia que ele parar ele vai se matar por tão triste a realidade dele.” Continua Carlos, você pode acabar se matando se parar.

  48. gvt André
    Em 13/05/2009 às 07:34 | Link

    A minha opinião pode ser mesquinha e egoísta, mas garanto que uma minoria concorda comigo. Acho carro uma comodidade tremenda ainda mais quando se tem motorista como é o meu caso. Vou para qualquer lugar com conforto, ouvindo um som e com a temperatura que me agrada. Posso até escrever uma opinião inútil como essa no meio do transito da marginal aqui em São Paulo, como agora. Aqui no Brasil não tem meio de transporte publico seguro, nem sombra disso. Enquanto não melhorarmos nesse quesito não vejo outra saída se não continuar poluindo. Abraços

  49. gvt Carlos Alberto
    Em 13/05/2009 às 13:31 | Link

    Puxa Apolonio, vc adivinhou.
    Eu sou pobre, feio, tenho pau pequeno, gosto de dar o cu, o meu computador é um XP, uso somente planilhas lançadas a mão e etc…
    Graças a pessoas com a mente brilhante que nem a sua consegui enxergar isso tudo de dentro do meu Range Rover blindado inexistente que na verdade é um TL, pois isso é o máximo que consegui comprar nestes 30 anos de experiência, um D.Sc, M.Sc, PMP e graduação em engenharia mecânica com especialização em análise de sistemas e MBA nisso e naquilo, mas tudo imaginário, assim como vivo de salário minimo, muito embora pense que ganho isso por segundo…
    Puxa, ô cara inteligente !
    Muito obrigado.
    Ahhh e, aproveitando, quando eu for astronauta amanhã vou levar a sua mãe para visitar a lua comigo, OK ?

  50. gvt Apolônio
    Em 13/05/2009 às 13:46 | Link

    Isso, agora que me chamou de burro e falou da minha mãe eu estou chorando tanto e tudo que você imaginou virou verdade. Sua frustração já está passando né? Coisa boa essa Internet. Agora você volta, dá uma resposta e seja o último a comentar para ficar super feliz pois eu não comento mais nada afinal você venceu tá bom? Viva você!

  51. gvt Carlos Alberto
    Em 13/05/2009 às 13:48 | Link

    Oba !
    Venci !
    Vc tem uma vantagem: Escreve direitinho, muito embora não tenha pôrra nenhuma para fazer a não ser ficar lendo a página do grande guru !
    Será que vc é um dos meus subordinados ?
    Vou demiti-lo !
    ah ah ah ah
    Ganhei !
    Venci !

  52. Em 14/05/2009 às 19:52 | Link

    quale castrezana…

    esse papo de comunista, querendo impor como devemos viver…se eu quiser ter carro eu tenho, pra ir aonde eu quiser a hora que quiser…me pega de surpresa ver voce apoiando uma ideia como esta…

    ainda mais no brasil, onde o transporte publico é mediocre…basta ver os jornais.

    agora se nós tivessemos um sistema decente, como na Europa, onde funciona metro, ciclovias, onibus e ate taxis com precos mais acessiveis e motoristas menos pilantras…

    agora vir apoiar um negocio desse, pensando apenas no seu estilo de vida.

    paremos de ser egoistas…pra mim o que fode o mundo nao eh basear sua vida no prazer; um cara desse ta completamente certo…mas o que fode a vida sao os outros metendo o nariz onde nao foi chamado.

  53. gvt Felipe
    Em 15/05/2009 às 15:52 | Link

    De boa, assistam ao documentário “Who Killed the Electric Car”.
    Existem muitas razões para não termos bons carros elétricos hoje, mas nenhuma delas é tecnologia.

  54. gvt Carlão
    Em 16/05/2009 às 13:13 | Link

    sensato, sensasto, sensato, sensato..

  55. gvt Gostoso
    Em 23/05/2009 às 23:25 | Link

    Sim, e, hehehe sei la cara! É aquela velha frase, vai de cada um. quer usar carro? Usa!! Quer usar busão, usa. Quer apoiar o busão, apoia,mas sabe que eu acho? Esquisito!! De inicio me pareceu mas ai lendo vi que po. PenSA COMIGO hehe. Não adianta revoltas on line . Eu por exemplo uso carro em necesidade, e uso busão, pasmem, lotado pra kcete, pora economizar. Eu me ignoro a usar uma roupa fina e elegante dentro do busão. Aquilo la é um lixo, se eu pudesse explodir o busão ja teria explodido faz tempo.SÓ levo o necessario no busão.Namorar de busu? Ta louco? Isso é coisa de fudidão. Corre-se o risco de comerem a mulher e me roubarem.Eu simceramente uso e abuso dos dois lados. Mas aquilo que eu disse , vai de caordo com minhas necessidades.

Deixe um Comentário

Seu email nunca será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios | Gravatar (foto nos comentários)

*
*