O seqüestro e a polícia

Quem sou eu para criticar o trabalho da polícia? Um blogueiro que passa a maior parte do tempo na frente de um computador e que nunca teve nem próximo de alguma situação como a de Santo André. E que imaginava o que poderia acontecer baseado nos filmes policiais que assistiu no aconchego do cinema ou da sua casa. Ou seja, uma pessoa ordinária e comum. Mas uma pessoa que tem a liberdade para criticar o que viu, através da mídia.

Será que é preciso ser um especialista, com curso especializado em negociação de reféns nos EUA para saber que não se devolve uma vítima ao seqüestrador? Um marmanjo de 22 anos que, vai saber, treinou no Counter Strike, tem um poder de negociação maior que de políciais treinados? E quatro noites sem dormir não são suficiente para cansar alguém a ponto de facilitar uma invasão segura de um apartamento? E se o seqüestrador dormiu em algum momento, então a polícia não perdeu uma oportunidade?

E aquela famosa tecnologia que vemos nos filmes e seriados americanos? Não existe nada no Brasil que pudesse monitorar, de alguma forma, o que acontecia dentro do pequeno apartamento, ou algum gás inodoro que pudesse deixar o criminoso inconsciente rapidamente? Uma invasão do local através da janela, como vemos nos treinamentos da polícia especializada brasileira, não teria um resultado melhor que explodir uma porta? Ou isso tudo realmente existe apenas na ficção?

O que o isso tudo mostra? Que a nossa polícia infelizmente continua despreparada ou que não sabe agir sem truculência. Me desculpem os profissionais e especialistas, que me dirão que é fácil criticar quando se está observando de longe (e é, mesmo), mas, visto de longe – e de perto – o resultado foi desastroso, principalmente para a garota.

Mas deixem pra lá, eu não tenho nada a ver com isso.

Compre!

Notebook 1260BR Turion X2 4GB 250GB 15" Vista Premium - HP
Notebook 1260BR Turion X2 4GB 250GB 15" Vista Premium – HP
 R$ 2.399,00 
Veja mais
Notebook W7665 Celeron 4GB 320GB Webcam 1.3MP 15.4" Librix - Itautec
Notebook W7665 Celeron 4GB 320GB Webcam 1.3MP 15.4" Librix – Itautec
 R$ 1.599,00 
Veja mais
Netbook 1190BR Atom N270 1GB 80GB 10" XP - HP
Netbook 1190BR Atom N270 1GB 80GB 10" XP – HP
 R$ 1.699,00 
Veja mais

Que tal explorar as postagens abaixo?

  1. Polícia acredita que cópia de ‘Tropa de Elite’ saiu de produtora
  2. Notebook Dell Inspiron 15 com HD 500GB e mais! Só das 14h às 18h!
  3. Concorra a 3 notebooks
  4. Ladrão rouba carro e encontra criança dormindo
  5. HP subiu no telhado (pelo menos pra mim)

69 Comentários

  1. gvt Renan
    Em 17/10/2008 às 21:54 | Link

    VERGONHA!

  2. Em 17/10/2008 às 21:57 | Link

    Compartilho da sua opinião, Rodolfo. Mas não da pra entender mesmo.. nao tem um jeito mais “discreto” de arrombar uma porta sem explodi-la?

  3. gvt joker
    Em 17/10/2008 às 22:02 | Link

    Eu sempre fui a favor de um atirador de elite meter uma bala na cabeça desse retardado, agora depois de ler a declaração abaixo, fiquei revoltado.

    “Não foi [o cárcere privado mais difícil]. Foi o mais longo. É claro, é difícil negociar com uma pessoa que não quer nada, que quer se matar e matar a parceira”. comandante do batalhão de choque

  4. gvt tom
    Em 17/10/2008 às 22:10 | Link

    Disse tudo, Rodolfo!!

    Na minha opinião, o que atrapalhou a rápida resolução do caso foi a pressão, mesmo que velada, da imprensa. Independente de emissoras, deviam ter ficado quietas ao invés de se intrometer nas negociações e deixar esse serviço para os profissionais. Pelo contrário, quiseram, como se diz no meio, dar o “furo” primeiro, com o pretexto da exclusividade, e esqueceram que se tratava de uma vida em jogo.Como resultado disso, conseguiram “celebrizar” o Lindemberg e transformar a Eloá em mais um número na estatística da violência. E amanhã vão procurar outro drama pessoal para mostrar. É a exploração das tragédias humanas em nome do IBOPE. :(

  5. Em 17/10/2008 às 22:18 | Link

    Fiquei imaginando um seqüestro no seriado X-Files, de 1995. Naquela época (nem internet existia) os caras do FBI já tinha mini câmeras do tamanho de um cabo, sensores de infravermelho, gás inodoros tranquilizantes e até alienegenas preparados para invadir a qualquer momento.

    Também não sei se há muita distância entre a ficção e a realidade, mas que a nossa polícia sempre faz merda no final, há isto faz.

    Ah, Castrezanha, isto não é só mérito da nossa polícia não. Lembra do caso do brasileiro morto no metrô de Londres, ou do carinha LATINO confundido com um perigoso terrorista NO MEIO DE LOS ANGELES??

  6. gvt Leco
    Em 17/10/2008 às 22:23 | Link

    É triste, mas concordo plenamente com vc Castrezana, nunca vi nada mais desastroso. Conseguiu ser pior que o caso do 174 no RJ.
    E, Tom…eu acho que a imprenssa faz esse papel de urubu sim, mas se num acha cara que a policia tem que estar preparada pra lidar com ela? isolar o lugar, deixar um responsavel pelas relações publicas, proibir quem quer que seja de falar com o criminoso, a não ser o negociador.
    Acho que esse espaço que a imprenssa conseguiu nesse caso, serve pra mostrar que a incompetencia da policia vai mto além da ação tática.
    A policia brasileira funciona mto bem, desde que o criminoso seja negro, favelado e desarmado.

  7. gvt Carl
    Em 17/10/2008 às 22:27 | Link

    E para que serve o atirador de elite?
    Pra ficar “assistindo de camarote” eu acho!!!

  8. Em 17/10/2008 às 22:29 | Link

    Realmente como vc disse Castrezana, nós blogueiros, não somos treinados para este tipo de coisa, ficamos atrás de computadores expressando nossas idéias.

    Mas qualquer um saber que houveram muitos erros neste caso, mais uma vês na minha opnião a polícia falhou. A impressa em busca de audiência entrou nas negociações, vários programas destes de fofoca da tarde estavam até ligando para o VAGABUNDO e tentavam negociar, estes apresentadores são forçados a conversar com o sequestrador filho da puta apenas para conseguir audiência, e não para realmente ajudar no caso.

    A polícia poderia muito bem aproveitar uma destas ligações e envadir o estabelecimento, o cara estaria distraido… Mas quem sou eu para falar sobre estratégias de invasão, não é?

    Pena duas vítimas que pagaram pelo erro de terceiros, torço para que o Lindemberg sofra, não que o matem, mas que façam ele pagar pelo que fez, se fosse na china ou em algum pais do oriente ele seria executado em praça pública.

    Aff, essa é a realidade deste país medíocre!

    PS. Castrezana, não vai fazer mais Omedicast?

    Bom fim de semana a todos.

  9. gvt Carl
    Em 17/10/2008 às 22:32 | Link

    E outra, se a imprensa não estivesse lá urubuzando, depois da m*rda feita eles teriam matado o infeliz e forjado o suicídio dele!!!

  10. Em 17/10/2008 às 22:32 | Link

    Mas atirador de elite num predio daquele eu acho complicado, não sei quantas vezes ele foi na janela ou como se mexia na janela, e mesmo assim acho complicado, pois são so 3 lugares que daria para ver o sequestrador e esses lugares tinham cortinas. Mas nada que uma camera infravermelha nao resolvesse =/

  11. gvt André Leal
    Em 17/10/2008 às 22:50 | Link

    Eu acho que os equipamentos high-tech existem somente em determinados centros de excelênbcia da polícia. Tipo assim, a divisão super-foda da Polícia Federal, numa ação em que o “problema” aconteça na casa de algum medalhão da sociedade (ou muito famoso, ou muito poderoso, ou muito rico, ou as três coisas juntas).

    E se não fosse a imprensa lá no local, os policiais já teriam lançado uma bomba de gás lacrimogênio pela janela rapidinho no segundo dia.

    O comando da polícia deveria pedir uma verba pro governo federal para mandar construir um robocop para cada bairro de cada cidade brasileira. Ahhh, aí sim as coisas seriam diferentes.

  12. Em 17/10/2008 às 22:55 | Link

    ridículo isso, a polícia já é deficiente, e programas de “desgraças da tarde e fofoca” ficam fodendo tudo, parabéns sonia abrão, parabéns pessoas que ligaram pra lá com o discurso ridículo “lindembergue, vc é uma pessoa boa, vc não quer fazer isso”, hoje e esses dias a notícia foi sobre as duas meninas, amanhã? vão com certeza estar malhando a polícia, vão falar que fizeram merda (realmente fizeram), mas com certeza não vão lembrar que eles próprios atrapalharam a merda toda… Eu detesto o datena, mas hoje ele estava falando exatamente disso, uma palhaçada pra todos os lados…

  13. gvt tom
    Em 17/10/2008 às 22:56 | Link

    “A policia brasileira funciona mto bem, desde que o criminoso seja negro, favelado e desarmado.”.
    A impressão que fica é essa mesmo, Leco. É triste :(

    Caso ônibus 174: Despreparo do BOPE.
    Caso Santo André: Despreparo do Gate.

    Qual será o próximo?

    E é capaz desse caso virar filme, como aconteceu com o caso do ônibus 174!!!

  14. Em 17/10/2008 às 23:01 | Link

    Há coisas que não se discutem. Como a polícia deveria ter levado o caso há controvérsias. Em qualquer assunto há especialistas e eles têm uma visão melhor por estarem em contato diário, num aprendizado ininterrupto (o que não nos proíbe de ter, e expressar, opinião).

    O que não se discute é o resultado final do episódio. Acho que todos nós concordamos que foi lamentável.

  15. gvt Eduard
    Em 17/10/2008 às 23:18 | Link

    Castrezana, alguns comentários: Primeiro, não se usa “gás do sono”, ou nada assim, é difícil controlar a dosagem , e o incidente da Teatro da Cultura russa, em 2002, prova isso, onde mais de 100 refens morreram intoxicados pelo gás;a entrada pela porta, pelo menos a partir da analise do layout que vi do apartamento, era mais indicada, por dar acesso direto aos quartos, além da explosão causar confusão e atordoamento do tomador de reféns;Quanto a tecnologia, se eu te contar quanto do que se usa é adaptado ou desenvolvido em horário de folga…Quase impossível o Estado comprar equipamento de ponta. Quanto a parte da negociação, e da decisão da invasão tardia, pelo menos de posse das informações que foram repassadas pela imprensa, concordo contigo.

  16. gvt Gabriel
    Em 17/10/2008 às 23:18 | Link

    Lamentavel a acao da policia neste episodio. Deveriam ter agido ha muito tempo… invadindo o apartamento de madrugada, utilizando atirador de elite, ou o que seja. E onde ja se viu devolver refem para sequestrador? Ainda mais menor de idade!

    Antes um tiro na cabeca desse retardado do que dois nas das gurias.

    Lamentavel!

  17. Em 17/10/2008 às 23:19 | Link

    O cara deu sopa na janela por várias vezes. Faltou um sniper. #prontofalei

    A polícia brasileira não só está totalmente defasada como também não tem aparato legal pra agir. Eu fico besta quando apesar de tudo ainda há preocupação com a integridade física do meliante ao ponto da polícia ter que justificar para não se tornarem eles os criminosos – “nós usamos balas de borracha”!!!! WTF!!!!

    Tá tudo errado. Um Código Penal cheio de entrelinhas com uma pena máxima que é uma piada; uma polícia que além de receber mal não tem preparo e nem poder de ação e a merda dos “direitos humanos” querendo colocar bandido em pé de igualdade com a vítima.
    É por isso que a criminalidade consegue cada vez mais adeptos.

  18. gvt Cabra
    Em 17/10/2008 às 23:28 | Link

    Pô, mas vocês queriam o quê? Um sniper dando na cabeça do moleque, ao vivo, em rede nacional? Daí iam dizer que a medida foi extrema, que a polícia é “truculenta”, cena repetida um milhão de vezes, polícia acusada na capa da Veja (pode crer que isso vai virar capa, independente de como foi).

    Invadir aquele ninho de pombo como?

    Negociar o que, se o maluco não estava negociando nada e descumpria todos os acordos?

    Até onde sei, a polícia só invadiu o local depois de ouvir os disparos.

    A situação é extrema. O desfecho provável disso é sempre tragédia. Tem que se partir desse princípio. A polícia está sempre em desvantagem. O filha-da-puta criminoso que toca o foda-se sempre está em vantagem. O que ela tenta é reverter a situação. Mas não há garantia alguma quando se lida com um cretino maluco. O que se espera de um cara que não pede nada, nunca ameaça se suicidar, só matar os outros, dispara tiros pela janela, tem um saco cheio de balas?

    Parece que vocês não querem ver o óbvio: o maior culpado sempre será esse crápula covarde do Lindembergue.

  19. gvt Eduard
    Em 17/10/2008 às 23:40 | Link

    Cabra, interessante seu ponto, devemos discutir responsabilidades, não culpa. Li agora a pouco a declaração de uso de munição menos letal (termo mais correto, até uma caneta bic pode ser letal), e é simplesmente absurdo, ináceitavel um grupo tático entrar usando apenas menos letal; isso deve ser usado para elementos que não representem risco imediato apenas (ex, se ele estivesse sozinho, e armado de faca)Muito medo (justificado, conforme a Ester já comentou) e muitos erros.

  20. gvt D´Angel
    Em 17/10/2008 às 23:44 | Link

    Não acho que a culpa seja somente da polícia,é fato que faltou tecnologia preparo e tática no caso e tem muito que se evoluir,ninguem comentou a merda da putaquepariu dos direitos humanos e suas leis envolvendo esses casos! Tenho um tio Militar e outro tio que foi agulha negra e a policia tem membros da corporação extremamente capazes de meter um tiro na cabeça daquele cara na primeira aparição dele na janela,FATO!O problema envolve as leis artigos e bla bla bla que inventaram e essas coisas dificultam uma ação digamos, mais enérgica da nossa polícia!
    Que nem o camarada ai em cima disse,se alguem mete um balaço na testa desse merda… com a porra da imprensa toda em cima,aí sim meus caros….vocês iam ver quantos filhos da puta apareceriam pra defender os direitos humanos e isso e aquilo! agora,quanto a menina que praticamente irá morrer ou sofrer seqüelas gravíssimas,apenas uma estatística e vamos aos proxímos dramas desse cenário demente,doentio e cancerígeno chamado cotidiano brasileiro,mundial e suas mídias podres perdidas em notícias funestas e exploração de desgraça alheia!
    Fuck off n´die*

  21. gvt Cabra
    Em 18/10/2008 às 00:15 | Link

    Eduardo, eu não entendi, a polícia estava usando munição menos-letal lá?

  22. Em 18/10/2008 às 00:16 | Link

    Polícia Militar?

    Eles estavam com pressa pra ir no confronto la com a Civil….

    Ai falaram…pô, já foram 4 dias..”vamo mete uma bomba no bagulho e enquadrar o meliante!”
    Ai se escuta outra voz dizendo:
    “Positivo, operante!”

  23. gvt Burguês tomando vinho
    Em 18/10/2008 às 00:20 | Link

    Fala sério, porque não implodiram aquela merda de prédio? Seria um favor, pobre não vale nada mesmo.

  24. gvt Luis
    Em 18/10/2008 às 00:21 | Link

    Eu estou indignado e vou tentar passar um pouco do que estou sentindo!!!

    Não sou a favor de sair matando todo mundo por ai, mas a atitude da policia eh lamentavel demais!!!

    acabei de ler o globo.com inteiro e estou inconformado!!!

    algumas das coisas que li:

    - policia soh invadiu depois de ouvir disparo!!! depois do disparo nao precisa mais invadir, pelamordedeus

    - A Naiara relatou que ele batia na refém!!! entao a atitude era agressiva, tinha q invadir antes

    _ policia deu declaração que a intenção do rapaz era matar refem e depois se suicidar!!! se sabiam disso pq nao invadiram???? esperaram ouvir o disparo

    - policia disse que o rapaz iria tomar alguma atitude!!! ele tomou, quem nao tomou foi a policia que esperou ouvir disparos pra invadir em um sequestro que durava mais de 100 horas!!!

    Agora o que nao me sai da cabeça eh o seguinte: qual será o papel do documentário onibus 174 nisso tudo??? sera que o erro cometido naquele episodio justifica a tolerencia absurda neste???? sera que aprendemos com aquele erro ou demos ouvidos à intelectualoides imbecis que se julgam superiores ao defender direitos humanos de criminosos????

    qual eh o limite dos direitos humanos de um cidadao como esse??? o estado tem o direito de executa-lo durante a operação???

    o caverao do capitão nascimento sai matando por ai, mas se tem uma camera em cima a atitude eh lamentavel como essa???

    INDIGNADO

  25. Em 18/10/2008 às 00:30 | Link

    Na minha concepção faltou um camperzinho, esperando pra colocar um mapa mundi em vermelho na parede da sala… mas sério… um piá desequilibrado com uma arma na mão, que não quer mais nada da vida… falando em matar a menina e matar a si mesmo… é grande a probabilidade de dar merda… eu não fiquei acompanhando na TV,, só fui saber qdo tava no terceiro dia,, mas na hora falei “o cara vai perder a noção, e vai apertar o gatilho”… 5 dias,, a um movimentinho do dedo indicador de distância… o cara provavelmente sem dormir,,, delirando no sono… já era bem grandinho, e sabia o que tava fazendo… não foi “uma coisa de momento”… tinha é que ter metido bala nele!! sobre o retorno da refém ao apê, nem falo nada…

  26. gvt Barao
    Em 18/10/2008 às 00:32 | Link

    Eles só invadiram após ouvirem um disparo.
    Mas na minha opinião outras coisas poderiam ter sido feitas.
    Rapel, sniper, gás, sonifero na água.
    E garota de volta? Nem a pau, seu policial.

  27. Em 18/10/2008 às 00:49 | Link

    concordo com vc, quem é vc para criticar o trabalho da polícia?

    uehuehuehuehueheue

    tô mais preocupado com a crise americana do que com isso aê!

    essa merda acontece todo dia, está em nosso cotidiano, menininhas com marmanjões, até coisas piores acontecem, maaasss existe uma roleta q escolhe o próximo a se fuder na vida publicamente!

    de qualquer maneira, sinto muita pena desta menina que por FALTA DE INSTRUÇÃO DE SEUS PAIS se envolveu com um cara bem mais velho e agora tá na merda q ta…

  28. Em 18/10/2008 às 00:55 | Link

    O pior que o infeliz que fez tudo isso estará na rua daqui no máximo 30 anos, ou seja, com apenas 50 anos. Enquanto a garota não deve passar dessa noite.

  29. gvt nestek
    Em 18/10/2008 às 01:03 | Link

    Devolver uma vitima para o sequestrador…
    é o fim véi…

    Devia ter mandado a mãe do fdp p morrer nas mãos da sua cria maldita!

  30. gvt Aleixo
    Em 18/10/2008 às 01:14 | Link

    Bicho, o carinha do programa da Ana Hickman LIGOU pro sequestrador…

    que palhaçada.

  31. gvt Joaquim
    Em 18/10/2008 às 03:44 | Link

    Será que não dava para colocar um sonífero poderoso na comida que eles mandavam para eles?

  32. gvt Sandro
    Em 18/10/2008 às 05:10 | Link

    A polícia brasileira não sabe (ou não quer) resolver as coisas taticamente, prefere o pé-na-porta mesmo. Deu,dá e dará no que deu.

  33. Em 18/10/2008 às 08:29 | Link

    TAI UM MONTE DE PESSOAS COMO O MESMO PENÇAMENTO QUE EU E TRISTE MAIS ESTAMOS MAL DE POLICIAIS NO BRASIL,MUITO TRISTE MESMO

  34. gvt Chuck Nóia
    Em 18/10/2008 às 09:38 | Link

    O pior do uso de munição não-letal é que adotaram essa postura pra não dizerem que foi tiro da polícia que acertou a menina. Mas cá entre nós duvido que estivessem usando isso, alegaram pra não levarem mais essa culpa.

  35. gvt Anderson Nuernberg
    Em 18/10/2008 às 09:52 | Link

    pq não chamaram o Mahome (PB) pra negociar e colocar ordem no barraco.

  36. gvt jeferson
    Em 18/10/2008 às 09:55 | Link

    pelamordedeus! mas essa policia tá uma comédia mesmo…. confrontam-se com eles mesmos, devolvem refém pra sequestrador… vou te contar!! tá uma Disney!!!!! um manézinho retardado com uma arminha furreca,dominando a situação… onde estão os “profissionais” treinados e capacitados para lidar com isso???? Não queria ser mais um da turma do “eu sabia que ia dar merda”, mas… EU SABIA QUE IA DAR MERDA!!!! passadas 48h do sequestro, e a polícia ainda naquela lenga-lenga, eu ja tinha sacado que o desfecho não teria final feliz…

    mas de um jeito ou de outro a coisa ia feder mesmo… tanto vai feder pela policia ter devolvido a refém, não ter tomado uma atitude antes, como federia se por exemplo, tivessem estourado a cabeça do mané com um atirador, daí sim, choradeira nacional!!! “meu deus!!! atiraram num rapaz jovem, que apenas estava perdido de amor”, “minha nossa! que policia mais cruel”, “cruzes, nem julgaram o rapaz”, “que absurdo! ele iria entregar as reféns pacificamente”, e coisas do tipo!

    isso é o Brasil minha gente um país todo errado, uma lugar onde traficante é viciado, prostituta se paixona e policia devolve refém pra sequestrador…

  37. Em 18/10/2008 às 09:59 | Link

    e tudo isso pq a menina adicionou um amigo de infância no orkut.
    Aeee inclusão digital :)

  38. Em 18/10/2008 às 10:45 | Link

    Eu acho que a ação tática, foi pífia, estão focando em salvagardar vidas, e estão se esquecendo das vítimas, preservar vidas humanas, têm que ser em favor dos cidadões que estão cumprindo suas obrigações, os tratados internacionais VISÃO A PRESERVAÇÃO DA VIDA, mas não podemos por em risco as de inocentes tentando salvar as vidas de A QUALQUER CUSTO AS DE SÓCIOPATAS.

  39. gvt Torrente
    Em 18/10/2008 às 10:58 | Link

    Na verdade faltou inteligencia para a “intelicencia da PM”…

  40. gvt Marcelo Q.
    Em 18/10/2008 às 11:07 | Link

    A única coisa boa desse sequestro é que pararam de encher o saco com notícias de queda na bolsa…

  41. Em 18/10/2008 às 11:27 | Link

    Só erro, Rodolfo. Devolveram a menina pro sequestrador, não souberam negociar já que o garoto tinha avisado que se tentassem invadir ele mataria as duas.
    É revoltante, cara. Pensei no fato do garoto não dormir nunca (estranho), pensei no porque não colocarem ‘algo’ na comida que enviavam pra eles.

    Inda tem a guerra entre PM e civíl pra ilustrar tudo. Tamo fudido.

    Abração e parabéns pelo post.

  42. gvt Daniel
    Em 18/10/2008 às 11:39 | Link

    pois é, falar é fácil.

    eu prefiro não dizer se foi q polícia que deixou de agir ou agiu mal. parece que temos aqui um bando de especialistas.

    falar de snipper, gás, essas coisas que se vê em filme é muita viagem. Na real, o comandante que tá ali, sabe que “pode dar merda” pq não se sabe o q passa na cabeça do rapaz, pq o mínimo de descontrole pra fazer isso o cara tem.

    melhor todo mundo vivo depois de 4 dias do que uma ação precipitada com 2 mortos

  43. gvt Alexandre
    Em 18/10/2008 às 11:40 | Link

    Todo mundo esta com pena do sequestrador. Assim como tiveram pena do policial que matou o garoto na boate, e do sequestrador do onibus no Rio.
    É certo ter pena de bandido?

  44. gvt Júlio César
    Em 18/10/2008 às 11:51 | Link

    Esse puto ainda deve ter violentado as duas… tsc tsc tsc

    Hipocrisia de ambos os lados!!

    Fim de papo – deixa a menina morrer e o bandido novato ir se juntar aos experientes em uma vida de come e dorme. Quiçá um novo integrante do PCC.

  45. Em 18/10/2008 às 12:21 | Link

    Problema nao eh policia, problema é os direitos humanos, certo que eles tavam loco pra abrir a cachola do cara, so nao podiam senao quem se fode é o atirador com varios processos.

  46. gvt Victor
    Em 18/10/2008 às 12:50 | Link

    Concordo com você, esse caso denota uma sucessão de erros absurdos, como a polícia pode ter dado comida para as pessoas no apartamento sem ter posto tranquilizante dentro? Como pode a polícia explodir uma porta de um conjunto residencial de baixa renda, que, com certeza, é uma porta frágil? Como pode a polícia não combinar com as televisões para que mostrassem uma imagem gravada enquanto a invasão pela janela se desse? São questões que nunca serão respondidas, acho que o GATE queria é matar esse fdp e estava esperando por uma oportunidade que não teve, agora já era, uma vai ficar bem, mas a outra, coitada, é muito triste mesmo.

  47. gvt luiz antonio
    Em 18/10/2008 às 13:22 | Link

    depois de tudo isso, temos ter uma lei que proiba as emissora de tv, se comunicar um bandido ao vivo,dar ibope com vidas humanas, tudo por dinheiro, uma vergonha,concordo com todos comentarios, mas quem mais atrapalhou a ação da policia foi as emissora de tv,tudo ao vivo ou morto

  48. gvt dimitrius
    Em 18/10/2008 às 13:30 | Link

    breach, bang and clear

    LITERALMENTE HAHAHAHA!!

  49. gvt gus
    Em 18/10/2008 às 13:44 | Link

    pois é, erraram feio! só que se a polícia entra e mata o cara aparecem dezenas de filhos da puta auto-intitulados Organizações de Direitos Humanos para investigar e perseguir o policial que fez o seu trabalho exemplarmente…
    pois bem, onde estão agora estes indivíduos? buscarão eles uma punição exemplar para o sequestrador que baleou 2 seres humanos? acho que não.
    pena de morte já!

  50. Em 18/10/2008 às 13:51 | Link

    é verdadee, suas criticas são lógicas.A polícia é mais pra propagando, tal como para exibilçao dos “chefões” poderosos.
    abraço

  51. gvt Hermes
    Em 18/10/2008 às 13:56 | Link

    Olha, concordo em alguns pontos com vc Rodolfo, porém nem em todos.
    Esse lunático já fo pra lá com a intenção de acabar com a raça da menina. Não sou especialista nisso, mas conforme o amigo disse em cima, ‘é melhor esperar 4 dias’ do que juntar os mortos em 2.
    A culpa é da polícia? Não creio. Os caras são obrigados a seguir as táticas treinadas e o material que os caras usam não chega nem perto daquelas coisas que vemos em programas, tais como CSI, SWAT, entre outros. Sò quem tem esses aparelhos de visão noturna, Infravermelho e outras cositas más é o GOE da PF, e olhe lá….
    A mídia especulando as coisas, ridículo! Pior de tudo é esse imprensa marrom ligando, tentando negociar. Pura babaquice para ganhar IBOPE.
    E outra, pena que naquele ambiente nao daria, mas seria miuto bacana ver um atirador de elite explodir os miolos daquele FDP em rede nacional. Ah, e fodam-se os direitos humanos, que servem so pra proteger a bandidagem. Agora a menina está lá, vai ficar para o resto da vida numa cama. E aquele moleque (MOLEQUE MESMO), vai ficar comendo às nossas custas, sobre nossos impostos.
    PQP.

  52. gvt Radamanto
    Em 18/10/2008 às 14:30 | Link

    O interessante do caso é o fato de o assalto ter ocorrido no mesmo horário dos programas vespertinos que abordam temas do gênero (Datena e cia). Não poderiam ter agido na madrugada?
    Talvez o maior empecilho tenha sido mesmo os anunciantes.
    No que se refere a volta da refém para o cativeiro, a polícia ainda não reconheceu o erro e continua dizendo que foi uma escolha dela e uma exigência do seqüestrador. Imagino se ele tivesse exigido a filha do comandante da PM para fazer companhia se teria sido atendido.

  53. gvt Gui Romano
    Em 18/10/2008 às 15:15 | Link

    1.O Comandante do GATE/RJ disse que a seccional de SP é a mais preparada do Brasil, porém afirmou que houveram erros na operação.
    2.Se a Nayara acusar a polícia pelos tiros…

  54. gvt Flávio Rennhack
    Em 18/10/2008 às 15:23 | Link

    Tem gente assistindo demais filmes da SWAT, Missão Impossível, etc… além de alguns terem faltado a aula de Geografia, colocando o metro de Los Angeles em Londres…
    Para ficar palpitando sobre gás sonífero, quero que me digam, qual é o nome desse gás?(detalhe, esse gás não existe) qual seria a dose necessária para adormecer, sem matar? e se a moça dormisse antes, o rapaz descobrisse e terminasse de matar todos? Parem de viajar na maionese… Com relação à câmara de infravermelho, ela até pode acusar a presença através das paredes, mas quem garante que a bala não ia ricochetear na parede, e acabar acertando um inocente (como costuma acontecer no RJ?) Os erros foram: aceitar o retorno da ex-refém e, no momento em que o sequestrador apareceu na janela, não foi efetuado um tiro de neutralização.

  55. gvt Sandrix
    Em 18/10/2008 às 17:44 | Link

    É lamentável a falta de ação sensata da nossa polícia. Lamentável um FDP de um advogado dizer que a atitude desse moleque foi “por amor”. Mas, o mais lamentável de tudo, é como os pessoas brincam com a vida, tirando a do próximo por banalidade e encerrando todas as possibilidades da própria, com um encerramento sem o menor sentido.

  56. Em 18/10/2008 às 21:33 | Link

    acho que só não atiraram nele pela janela por causa dos direitos humanos, isso é velho todo mundo já sabe, no brasil creio que antes de fazer uma reforma na polícia, nas leis e tudo mais, é fazer uam reforma nosdireitos humanos, eles só existem para os próprios bandidos, não existem direitos humanos para a pessoa que leva um tiro na cabeça, para alguém que é morto por algum outro bandido, essa talvez tenha sido a princial razão por naõ terem dado um tiro nele na hora em que aparecia na janela, os policiais que já ganham mal pra caraaaaaaalho, não iam querer se foder com processos, talvez até uma prisão por salvar alguém, esperar isso é o mesmo que esperar altruísmo demais pra um deles, não que não sejam altruístas, mas se não corressem o risco de sofrerem os processos e tudo mais, eles com certeza já teriam atirado, na época em que os direitos humanos não eram tão presentes, o próprio maluf botou a rota na rua, que saia matando esses lixos da sociedade. Embora a polícia tenha errado sim, não foi culpa somente dela, há uma série de brechas na constituição que permitem isso, existe ainda uma imprensa que por audiência mostraria a própria mãe transando. Despreparo? Talvez mas não acho que TODOS ali estavam despreparados, por que simplesmente não dá pra se ter idéia do que passa na cabeça de um cara assim, não dá pra tentar entender um cara assim em uma situação como essa, é inclusive uma puta situação injusta com os próprios policiais, por que se dá merda a culpa COM CERTEZA é deles, é falta de preparo e tudo mais, mas se matam o cara, a culpa COM CERTEZA também seria deles, pois aquilo possivelmente seria exibido em rede nacional, só fico chateado por que ao invés de ter visto um psicopata com os miolos voando, eu vi duas meninas, sendo que uma delas acabou tendo os miolos sendo exibidos em rede nacional.

  57. gvt Felipe Amaro
    Em 18/10/2008 às 22:53 | Link

    concordo com vc, a devolução de uma vítima ao local da crise , foi uma decisão fora do trabalho cientifico das forças de segurança, quando fiquei sabendo estava de serviço não acreditei, sobre a possibilidade do tiro de comprometimento , que seria o famoso tiro feito por um sniper , esse não foi utilizado pois o comando optou pela preservação da vida do tomador de refens , observando as diretrizes do direitos humanos , pois o tomador de refens na verdade era uma pessoa pertubada e não estava em condições perfeitas de sanidade , blabla bla , agora a minha opinião como policial , se estivesse no comando optaria pelo tiro de comprometimento , depois das 24 de crise , pois se a crise continuasse poderia ser perigoso pois o agente ficaria mais depressivo. e jamais colocaria uma vítima no local da crise novamente.

  58. gvt Gustavo
    Em 18/10/2008 às 23:18 | Link

    Erraram sim em não ter utilizado de outros artifícios para libertar, como uma escuta no apartamento ao lado (que foi ocupado tardiamente, até onde entendi) que identificasse um momento de distração ou de sono do sequestrador para tomar tal ação (pegando-o desprevinido). Um sujeito pertubado não fica 100 horas 100% alerta.

    Fora isso, a polícia fez o que tinha de ser feito. Não atiraram pra matar, senão sem sombra de dúvidas o teria feito, logo tentaram ao máximo proteger as vítimas – que já estavam feridas ao invadirem o apartamento. Uma infelicidade a inteligência do sequestrador, que bloqueou a porta de forma totalmente inesperada para o GATE, acabando com o elemento surpresa e dando-lhe alguns segundos que serviram ou para ferir as vítimas ou para se posicionar afim de atirar contra os PM’s.

  59. Em 19/10/2008 às 01:03 | Link

    chegaram lá soltaram um “flash grenade”, falaram “stick together, team”, storm the front, rusharam e pronto, deu no que deu, “hostagem has been killed”
    daqui a pouco vão lançar o mapa “cs_santoandre”

  60. gvt Ed
    Em 19/10/2008 às 11:56 | Link

    O comandante do batalhão disse que a intenção nunca foi executar o Lindenberg,porque se tratava de um garoto mentalmente pertubardo e não um criminoso fichado. E daí? O apartamento era minúsculo com janelas idem. Atirador de Elite ali não funcionaria. Duas sugestões: Sedativo na alimentação (por que niningém pensou nisso, porra?). Ou botava uma arma na mão da amiga da Eloá para que ela atirasse no cara assim quando voltou ao cativeiro, e assim que tivese chance. Ela não teria coragem? Duvido. Bem orientada por um policial ela faria de tudo (como fez) para salvar a amiga. Outa coisa. Castrezana, vc não tem nada a ver com isso? Tem sim. Foi um ser humano incoente que morreu (como eu e vc) por incompetencia de uma policia, um governo, um Estado…..

  61. gvt marcio
    Em 19/10/2008 às 12:05 | Link

    só relembrando..quem matou a garota não foi a polícia…..se deixassem a políca agir com a severidade necessária, e se as punições para delitos como esse fossem adequadas para cada crime, talvez víssemos menos casos desses….

  62. gvt Kejak
    Em 19/10/2008 às 14:18 | Link

    Para mim pior que o crime em si é o espetáculo midiático. A família da menina na merda e vai neguinho ficar torrando a paciência dela ainda.

    Homicídio facilitado pela polícia tem todo dia, mas não é televisionado. Como assistente social, cansei de tentar denunciar estupros e execuções para as autoridades e para a mídia, mas ninguém nunca tem interesse. Só quando o circo se monta que todo mundo fala.

  63. gvt marlon
    Em 19/10/2008 às 21:09 | Link

    tiro na cara vende mais que um final feliz. “faca na caveira!”

  64. Em 19/10/2008 às 22:11 | Link

    Enquanto isso, as “púlicias” entrem em choque em um outro ponto de São Paulo

    VERGONHA²

  65. gvt ACTO
    Em 20/10/2008 às 09:51 | Link

    E tem também a mídia. Esse caso me faz lembrar da menina Izabella. Quem garante que essa demora e o consequente desfecho não fez parte de todo um festival de exposição e faturamento de IBOPE e publicidade dos canais de TV? Espero estar enganado…

  66. gvt Rafael Tonelli
    Em 20/10/2008 às 11:11 | Link

    Alguns erros foram cometidos, mas o principal culpado disto tudo foi o sequestrador, não a polícia. Não podemos perder este foco

  67. gvt wanderley
    Em 20/10/2008 às 13:52 | Link

    LEMBRAM DA OUTRA FALHA DA POLICIA EM 19/11/07

    A Polícia Militar (PM) afirma que as negociações com o motoboy Jilmar Leandro da Silva Filho, de 23 anos, que manteve por quase 12 horas a ex-namorada refém em uma farmácia na Praia Grande, no litoral paulista, foram todas feitas “dentro do padrão”.

    O comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior, José Américo Franco Peixoto, afirmou que a área foi isolada e que não foi permitido o contato visual com o seqüestrador. Segundo o comandante, a PM avalia que não houve nenhuma falha na negociação. O seqüestro terminou com a morte da ex-namorada, Evelin Ferreira Amorim, e do seqüestrador.

    “Foi tudo dentro do padrão conforme a doutrina manda”, afirmou. “Infelizmente a gente não sabe o que passa na cabeça do ser humano naquele momento, uma vez que ele já era reincidente. Acho que quem poderia avaliar melhor seriam psicólogos, psiquiatras”, justificou. “Não houve nenhuma forma de pressão contra ele, tentávamos acalmá-lo, tranqüilizá-lo”. O soldado da PM, Severino Celestino de Lima Filho, é primo do ex-noivo e foi convocado para ajudar nas negociações.

    O delegado titular do 1º DP de Praia Grande, Luiz Evandro de Souza Medeiros, afirma que a polícia trabalhou desde o princípio com a hipótese de que Silva mataria a jovem. “A diretriz número um que seguimos foi de que ele foi lá para matar e dificilmente faria a mesma palhaçada que da primeira vez (ele já havia feito a namorada refém). Ele é um psicopata daqueles que pensa ’se não é minha não é de ninguém’”.

    Medeiros afirma que em nenhum momento seqüestrador exigiu algo em troca e dizia o tempo todo que iria se entregar.

  68. gvt andersonRJ
    Em 20/10/2008 às 20:17 | Link

    Cara, vc disse tudo o q eu penso.

    Agora, como um coronel do GATE tem a coragem de dizer q não atirou no bandido pq era apenas um rapaz de 22 anos sofrendo de amor. Pára né.
    Pra q existe atirador de elite? Por que ficam anos treinando?

  69. gvt Guizao
    Em 21/10/2008 às 11:35 | Link

    Facil criticar a policia q claro, esta despreparada.. mas jah pararam pra pensar no porque de a policia ser despreparada??? aqui no Brasil o policial que quiser fazer treinamento para se especializar tem q pagar por isso.. eles nao tem ajuda do governo! houve casos de policiais dormirem debaixo de escadas, de confeccionarem suas proprias armas com madeira pois nao tiveram autorizaçao e nem liberaçao de armas para treinamento. e pior, tem q fazer isso nas suas ferias, quando deveriam estar com suas familias, pois nao sao liberados para treinamento especial! governo CHULO e q ninguem v… ou finge q nao v…
    agora quando o governo precisa de proteçao… a quem recorrem???
    nao preciso nem citar o salario de um policial neah… UMA VERGONHA…

Deixe um Comentário

Seu email nunca será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios | Gravatar (foto nos comentários)

*
*